alligator

Localizada ao lado da rodovia Rio-Santos bem a frente ao acesso da Praia Vermelha do Norte, está a quase desapercebida e encantadora Lagoa da Vermelha do Norte. Suas águas foram represadas, formando uma lagoa de beleza única, com águas turvas, cor verde escuro causado pela decomposição natural. Tem uma extensão grande, muitas árvores submersas e presença frequente de várias espécies de pássaros, muito frequentada por pescadores..

Jacarés
Alguns jacarés habitam esta lagoa pacificamente, fazendo parte deste ecossistema, pois ela provê um ambiente propício à sua subsistência básica com peixes e aves para sua alimentação. Vários pescadores assíduos da lagoa, dizem que os jacarés não se aproximam da beirada e que são assustados. Esta história de jacaré solto na natureza em Ubatuba, parece mentira, muitos acham que é imaginação dos frequentadores locais e que não passa de fantasia, mas é real, eles moram lá, há muitos anos. Dizem que em 1996 após um forte temporal, estes jacarés que eram criados em um sítio no bairro da Casanga, fugiram devido a enchente e seguiram o fluxo da enxurrada até chegarem ao Lago da Praia Vermelha do Norte.

alligator-jacare-na-lagoa-na-vermelha-do-norte

Hoje não há nenhuma placa de advertência, mas é importante que as autoridades competentes, providenciem uma sinalização visual aos frequentadores do local, comunicando a presença dos jacarés e claro para que evitem deixar lixos principalmente orgânicos, entrar ou mesmo se aproximar da água.

A seguir foto da tentativa de ataque de um jacaré (desta lagoa) a uma garça,

alligator

Veja vídeo com destaque para o tranquilo “passeio” do jacaré pela Lagoa da Vermelha do Norte:

 

alligator